Receitas

FAQ

Serviço técnico

Com quem devo falar sobre instalação do meu equipamento Prática e/ou Klimaquip?

Para agendar a instalação do seu equipamento entre em contato o Serviço Técnico, através dos telefones (35) 3449-1200 opção 3 ou e-mail at@praticabr.com

Onde consigo as informações sobre elétrica e hidráulica necessária para instalação do meu equipamento Prática e/ou Klimaquip?

As informações necessárias constam no croqui de instalação do seu modelo de equipamento. Você pode realizar o download clicando aqui.

Caso eu precise de um técnico para o meu equipamento Prática e/ou Klimaquip durante a garantia com quem eu devo solicitar?

Entre em contato o Serviço Técnico, através dos telefones (35) 3449-1200 opção 3 ou e-mail at@praticabr.com. Acompanhamos através de protocolo o atendimento até a conclusão.

Caso eu precise de um técnico para o meu equipamento Prática e/ou Klimaquip após a garantia com quem eu devo solicitar?

O SAC irá indicar o técnico mais próximo de seu estabelecimento. Entre em contato o SAC, através dos telefones (35) 3449-1200 opção 3 ou e-mail at@praticabr.com. Clicando aqui você pode pesquisar os assistentes técnicos autorizados de fábrica.

Os equipamentos da Prática possuem certificações?

A Prática Produtos S.A. possui certificações nacionais como a ISO e internacionais como NSF International e ETL.

Treinamentos

Tenho dúvidas para utilizar meu equipamento Prática e Klimaquip, com quem devo falar?

A Prática oferece um canal de atendimento, o Canal Chef através do telefone (11) 2526-1208 ou e-mail canalchef@praticabr.com. O Canal Chef oferece apoio operacional, sanando dúvida de seu dia-a-dia sobre a utilização dos equipamentos, desde higienização interna e externa, tempos de preparos, temperaturas de assamento, novas receitas, entre outras.

Gostaria de treinar meus funcionários para utilização do meu equipamento Prática e/ou Klimaquip?

A Prática oferece treinamento gratuito nos nossos espaços de relacionamentos. Para maiores informações, consulte o Canal Chef através do telefone (11) 2526-1208 ou e-mail canalchef@praticabr.com.

O Chef de cozinha pode ir no meu estabelecimento realizar o treinamento?

Sim. A Prática Serviços oferece pacotes de treinamento para Fornos combinados e technicook system em sua cozinha. Para maiores informações, consulte o Canal Chef através do telefone (11) 2526-1208 ou e-mail canalchef@praticabr.com.

Gastronomia

O que é forno combinado?

Fornos combinados são fornos profissionais que contam com mais de um método de aquecimento dentro da mesma câmara, daí o nome. Eles contam com o aquecimento por convecção forçada de ar, ou seja, uma fonte de calor, que pode ser uma série de resistências ou um conjunto de queimadores e trocadores de calor a gás acompanhado de uma turbina par que circule o ar de maneira uniforme por toda a câmara e injeção de vapor no interior da câmara de maneira constante, que possibilite o cozimento com níveis de umidade durante toda a cocção ou parte dela, conforme necessidade da preparação e desejo do usuário.

É necessário aquecer o forno antes de colocar os alimentos?

Sim, é necessário. Sempre que for utilizar o equipamento, pré-aqueça o mesmo na função, temperatura e nível de umidade que o produto irá precisar.

O forno combinado faz frituras?

Sim, ele faz. Para fazer as frituras deve-se trabalhar com a função ar seco entre 200ºC e 220ºC. Para conseguir simular a fritura é necessário que o produto já possua uma quantidade mínima de gordura em sua composição ou já tenha passado por um processo de pré-fritura.

Qual temperatura que o forno trabalha?

Depende do seu modelo. De modo geral, os fornos combinados trabalham de 50ºC até 250ºC.

Posso modificar a temperatura na função vapor?

Não é possível, pois nesta função a temperatura é fixa.

Consigo fazer as mesmas preparações em todas as linhas de fornos combinados?

Independente da linha de forno combinado, todos conseguem cozinhar os mesmos alimentos. Todos possuem as funções vapor, calor seco e combinado. O diferencial será a tecnologia aplicada para execução das funções.

Quantos frangos inteiros posso assar em um no forno combinado?

Dependerá do seu modelo de forno. Cada Gn torre para frangos ocupa até três andares. Em um forno de 20 Gn's, caberiam até 6. Cada uma comporta 6 frangos, totalizando 36 frangos por ciclo.

Qual a principal diferença entre o equipamento Express Gourmet e o Finisher?

O equipamento Express Gourmet é um forno Speed Oven, forno de convecção com tecnologia de microondas. É indicado para cozinhas de finalização que emprega rapidez, alta eficiência e flexibilidade para atender os clientes. O Finisher é um forno microondas profissional, até 3 vezes mais potente que os convencionais. É indicado para redes de food service, restaurantes, lanchonetes e padarias.

Para que serve a entrada USB no meu Express Gourmet?

A entrada USB serve para importar e exportar receitas utilizando um Pen Drive. Este procedimento é indicado para copiar receitas de um equipamento e transferi-las para outros fornos. Pode ser via Internet, copiando o conteúdo de um dispositivo de armazenamento de dados via USB (Pen Drive), anexando-o a um e-mail e transferindo para outra máquina ou de forno para forno.

Posso realizar cozimento de alimentos no Express Gourmet?

Não indicamos realizar o cozimento de alimentos, o forno Express Gourmet é um equipamento Speed Oven indicado para finalização de alimentos.

Quais materiais não podem ser utilizados no forno Express Gourmet?

No forno Express Gourmet é vedada a utilização de vasilhas plásticas ou de papel, pois irão incinerar-se dentro do forno em função do aquecimento da câmara. Os utensílios metálicos também não devem ser utilizados, pois impedirão a passagem das microondas, as quais não terão o efeito desejado. A utilização de utensílios metálicos provocará danos ao equipamento que a garantia não cobre.

Como programo minhas receitas no Express Gourmet?

Para editar (gravar) uma receita selecione, através das setas ou do teclado alfanumérico, um número, que corresponde a uma receita “vazia” – sem receita. Pressione a tecla para iniciar a edição. No visor aparecera a mensagem solicitando a senha. Digite a senha (senha:123) e pressione novamente a tecla. No visor aparecera tela com as opções Editar/Criar e Excluir.

Como programo minhas receitas no Finisher?

Ligue o equipamento < selecione no painel alfanumérico a receita correspondente < mantenha pressionado o botão (PRG) para que ele entre na tela de configurações < digite o nome da receita, para passar para a próxima letra pressione a tecla (x2), para passar para o próximo passo aperte o botão verde < Digite através do teclado alfanumérico o tempo e potência < para finalizar a receita, aperte novamente o botão PRG.

Posso usar utensílios de metal no Finisher e/ou Express Gourmet?

Os utensílios metálicos não devem ser utilizados, pois impedirão a passagem das microondas, as quais não terão o efeito desejado. A utilização de utensílios metálicos provocará danos ao equipamento que a garantia não cobre.

Panificação

Quantos pães consigo por fornada do HPE80?

Dependerá do tipo do pão, para pão francês assa cerca de 80 unidades.

Qual a medida da assadeira do HPE80?

O forno de convecção HPE80 tem capacidade para 4 assadeiras de 40 X 60 cm.

Qual a medida da assadeira do Miniconv?

O Mini forno de convecção Miniconv tem capacidade para 4 assadeiras 35 X 35 cm.

Qual a diferença entre os fornos de lastro e os fornos turbo?

Fornos turbos trabalham com convecção forçada (ar forçado), tendem a assar mais rápido, ocupam menos espaço e desidratam mais os produtos. Indicado para pães franceses, bolos, tortas, biscoitos. Fornos de lastro trabalham com convecção natural, irradiando calor do teto e do lastro. Indicado para confeitaria fina e pães de alto valor agregado.

Qual a diferença entre os fornos combinados e os fornos turbo?

Os fornos combinados possuem 3 funções essenciais, função ar seco, função combinado e função vapor, são utilizados para gastronomia. Fornos turbos trabalham com convecção forçada (ar forçado) e injeção de vapor, são utilizados para panificação e confeitaria.

Quanto de massa consigo sovar na minha masseira?

AE25 – 25 KG de massa hidratada
AE40 – 40 KG de massa hidratada
AE80 – 80 KG de massa hidratada

Para que serve cada acessório da batedeira?

Batedor tipo Gancho – Massas densas
Batedor tipo Raquete – Massas com densidade intermediárias
Batedor tipo Globo – Massas leves e aeradas

Posso utilizar os fornos de panificação para confeitaria e gastronomia?

Os fornos de panificação são indicados também para confeitaria, para gastronomia não indicamos. Para gastronomia os melhores fornos são os fornos combinados que possuem funções especificas para produções gastronômicas, associando convecção, controle preciso de temperatura e injeção de vapor.

Podemos aumentar a temperatura na função vapor?

A função vapor já vem de fábrica com a temperatura pré-definida, pois simula uma panela com água fervente, como a água entra em evaporação em 100ºC a temperatura da função vapor é de 97ºC. Caso queira utilizar uma temperatura maior com saturação de vapor dentro da câmara, indicamos utilizar a função combinado.

É recomendado gelo para bater massas na amassadeira?

Não recomendamos o uso de gelo para bater massas, pois irá aumentar o atrito de sólidos entre o batedor e o tacho podendo prejudicar o funcionamento da amassadeira, a utilização de gelo aumentará o tempo de produção da massa devido à sobrecarga do equipamento. Recomendamos, para otimizar a produção e manter a qualidade dos produtos, a utilização de água gelada.

Quais tipos de massas (hidratação) posso utilizar na divisora volumétrica?

Massas de hidratação moderada como pães franceses, pães de hambúrgueres, pães de hot dog, Baguetes, massas de pizza.

Para que uso o vapor nos fornos de panificação?

O vapor se condensa rapidamente na superfície das massas, criando uma película protetora de água que irá proteger a superfície do ressecamento, resultando em vários benefícios quanto à qualidade do pão.

Quando abrir ou fechar o dumper nos fornos de panificação?

Devemos abrir o dumper para retirar a saturação de vapor de dentro da câmara. Devemos fechar o dumper para saturar vapor dentro da câmara.

Quanto de farinha de trigo posso colocar na amassadeira?

AE25 – 12,5kg (baseado em 60% de umidade).
AE40 - 25Kg (baseado em 60% de umidade).
AE80 – 50Kg (baseado em 60% de umidade).

Klimaquip

Qual a principal diferença entre os ultracongeladores e os congeladores convencionais?

Os Ultracongeladores UK Profissionais Klimaquip são indicados para congelamento rápido de alimentos, o que permite baixar para -18°C a temperatura no núcleo de um produto, em menor tempo possível. Essa operação evita a formação de macro-cristais e assegura um descongelamento sem perda de líquidos, mantendo a qualidade dos produtos após serem regenerados. Os congeladores/freezers convencionais possuem um tempo de congelamento muito maior, ocasionando a formação dos macro-cristais de gelo, pois estes equipamentos são indicados para conservação dos produtos já congelados.

Qual o tempo máximo para congelar minhas preparações no ultracongelador?

O tempo irá variar de acordo com a preparação, garantimos que todas serão congeladas no tempo exigido pela legislação de 240 minutos, desde que sejam observadas os critérios de utilização e capacidade do equipamento

Devo fazer pré-resfriamento no ultracongelador?

Sim, o pré- resfriamento irá otimizar sua produção.

Qual é a frequência ideal do degelo do ultracongelador?

Indicamos realizar o degelo a cada 4 ciclos de congelamento.

É necessário utilizar sonda no ultracongelador?

A sonda de núcleo é um acessório para facilitar sua operação, existe a opção de trabalhar através da sonda ou através do controle de tempo.

Qual a capacidade de peso que posso utilizar no ultracongelador?

UK 05 – 12 KG
UK 07 – 15 KG
UK 14 – 36 KG
UK 20 – 48 KG

A máquina de gelo pode ser colocada dentro de balcões?

Sim, os modelos HISU56, HISU76 e HISU96 podem ser colocados dentro de balcões (altura mínima 810mm).

Qual a capacidade da minicâmara Klimaquip?

A minicâmara Klimaquip tem capacidade de 2.500 litros.

Posso utilizar a minicâmara para congelar os alimentos?

A minicâmara é destinada para conservação de produtos resfriados e congelados, não realiza processo de congelamento.

Outros

Como posso afiar as laminas dos fatiadores Prática?

A afiação da lâmina deve ser feita exclusivamente com o conjunto de afiação acoplado à máquina (não deve ser utilizada outra ferramenta). Desconectar o plugue da tomada e limpar cuidadosamente a lâmina com detergente neutro e um pano macio para remover a gordura. 6.1– Levantar o conjunto afiador e girar 180° . 6.2- Posicionar corretamente o pino de encaixe na cavidade. 6.3- Verificar se a lâmina está entre os dois rebolos. 6.4- Inserir o plugue e ligar a máquina. 6.5- Pressionar o botão do rebolo de afiação que está na parte detrás da lâmina por no máximo 5 segundos, para que não ocorra superaquecimento, aguardar 15 segundos e repetir a operação até que a lâmina apresente uma rebarba na parte frontal. 6.6- Pressionar simultaneamente os dois rebolos por no máximo 2 segundos, sendo que o botão não deve ser pressionado com força . Se necessário repetir a operação até que a rebarba esteja totalmente eliminada. 6.7- Após a afiação recomendamos a limpeza da lâmina e dos rebolos. 6.8- Quando terminar a afiação, colocar o aparelho afiador em sua posição original. Frequência ideal varia de acordo com a utilização.

Quando utilizo o óleo que acompanha os fatiadores Prática?

Os eixos e guias de deslizamento do carro devem ser lubrificados periodicamente.

Quantas fatias por minuto faz o modelo Automec?

O Modelo Automec faz 45 fatias por minuto (1 peça) ou 90 fatias por minuto (2 peças).

Qual o consumo de água da máquina de lavar louças?

Lava e enxagua 18 pratos em apenas 1 minuto, consumindo 2,4 litros de água ou apenas 133 mililitros de água por prato.

Posso lavar utensílios de alumínio na máquina de lavar louças?

Não recomendamos, pois, o detergente alcalino pode causar manchas e desgastar os utensílios de alumínio.

Acessórios

Comprei meu equipamento Prática e/ou Klimaquip, os acessórios necessários acompanham?

Dependerá do modelo do seu equipamento, entre em contato com o setor Comercial através do telefone (35) 3449-1200 ou (11) 2526-1200.

Preciso de algum acessório para cozinhar os alimentos?

Sim, para obtenção de melhores resultados recomendamos atenção especial à aplicação dos acessórios correspondentes a cada preparação. Conheça nossa linha de acessório pelo link http://www.brcooking.com.br/

Quais os acessórios acompanham a máquina de lavar louças?

PRCOP 504 – 1 gaveta lisa multiuso para acomodar xícaras, sopeiras, molheiras, taças de sorvetes e talheres, 1 gaveta de pinos para acomodar pratos de diversos tamanhos e bandejas, 4 suportes plásticos para talheres.
PRCOP 604 – 1 gaveta lisa multiuso para acomodar xícaras, sopeiras, molheiras, taças de sorvetes e talheres, 2 gavetas de pinos para acomodar pratos de diversos tamanhos e bandejas, 4 suportes plásticos para talheres.

 

PRÁTICA PRODUTOS S.A.
Matriz: Rodovia BR 459, km 101 - 37.550-000 - Pouso Alegre /MG - Brasil Tel: +55 (35) 3449-1200 - Fax: +55 (35) 3449-1224
Filial São Paulo: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 551 - Pinheiros - CEP: 05.415-030 - São Paulo /SP - Brasil Tel/Fax: +55 (11) 2526-1200
Filial Rio de Janeiro: Av das Américas, 505, Loja A - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro /RJ - Brasil Tel/Fax: +55 (21) 2484-8464
Copyright 2016 © Pratica Produtos S/A. Todos os Direiros Reservados Planejamento e Criação: Arquet | Tecnologia: Hardeman-IT

Português Espanhol Inglês